THE: Prefeitura planeja troca de toda tubulação de galeria do Dirceu II

A expectativa da gestão municipal é que a via esteja pronta para receber veículos neste final de semana.

galeria | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, visitou na manhã desta quinta-feira (10) o trecho da quadra 222, no bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina, que cedeu no último sábado (5) quando uma cratera se abriu, colocando em risco a população que mora no local. A expectativa da gestão municipal é que a via esteja pronta para receber veículos neste final de semana. Técnicos consideram avaliação da área e possível troca de toda extensão da tubulação.

Após o incidente, equipes contratadas pela Superintendente de Ações Administrativas Descentralizadas Sudeste (SAAD-Sudeste) realizaram a escavação da cratera, para garantir o trabalho em segurança. Em seguida foi iniciada a troca da tubulação rompida por manilhas e anéis de cimento, que vão receber e redirecionar o fluxo dos tubos de escoamento das águas.

Cratera se abriu no Dirceu II (Foto: Raissa Morais)

Leia Mais

O prefeito Doutor Pessoa disse que os engenheiros da SAAD Sudeste estão trabalhando pontualmente para entregar a obra no tempo previsto e culpou gestões passadas pelo ocorrido. "A cidade está cheia de problemas dessa natureza e de outros da gestão passada. Fazer uma tubulação dessa com plástico, não teve fiscalização. É uma falta de vergonha da administração anterior que não fez o serviço adequado respeitando quem paga os impostos", disse.

Doutor Pessoa visita local das obras (Foto: Raissa Morais)

O prefeito ressaltou que técnicos e engenheiros da prefeitura vão investigar toda a extensão da tubulação para realizar a troca completa do material e instalar manilhas e anéis de cimento. Segundo moradores, a galeria foi construída no final da década de 90 e sempre apresentou problemas na época chuvosa. O Superintendente de Ações Administrativas Descentralizadas Sudeste (SAAD-Sudeste), Zé Nito, fez um apelo para que a população evite as imediações do Conjunto da Agespisa, precisamente da quadra 222.

Obras na cratera que se abriu no Dirceu II (Foto: Raissa Morais)

“A empresa nos garantiu que vai nos entregar a obra no sábado. Mesmo assim, nós pedimos à população que não trafegue por aqui. A cratera se abriu porque foram colocados no passado tubos inadequados para esse tipo de serviço em uma galeria de grande extensão. Nós estamos concluindo esse serviço com agilidade e estamos corrigindo pontualmente. O problema infelizmente vem do passado, foi colocado um tipo de PVC”, disse 

O morador José Ribamar, policial militar, de 69 anos, disse que não é a primeira vez que os moradores da quadra 222 são afetados com a cratera. "Ela sempre abre com as chuvas fortes. O pessoal realiza o serviço, vai embora e depois volta acontecer. Dessa vez foi mais grave, caiu até uma pessoa", informou.

Morador Lindomar Sousa disse que não consegue usar carro (Foto: Raissa Morais)

O autônomo Lindomar Sousa ficou impossibilitado de sair de carro. A sua garagem fica exatamente em frente à cratera. "Perigoso. A gente nem está dormindo direito pensando nesse problema. Ficou complicado para mim, não tem como sair", disse o homem.

Não há vagas nos cemitérios

Durante visita nas obras da cratera que se abriu no bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina, o superintendente de Ações Administrativas Descentralizadas Sudeste (SAAD-Sudeste), Zé Nito, afirmou que os cemitérios públicos da zona Sudeste de Teresina não têm mais vagas para novos sepultamentos.

No ano passado, em meio à alta de mortes por Covid-19 em Teresina, a Prefeitura de Teresina já havia comunicado que está em andamento o planejamento para a construção de um novo cemitério na região Sudeste. No entanto, Zé Nito ressaltou que a gestão ainda busca um local que atenda aos critérios do poder público. Os sepultamentos estão sendo transferidos para outras zonas de Teresina.

Balneário Curva São Paulo

 Zé Nito destacou que a SAAD Sudeste está agindo na limpeza do balneário Curva São Paulo, que têm sido afetado com as fortes chuvas. Na segunda-feira (7), a Defesa Civil de Teresina iniciou a remoção de moradores de áreas que correm risco de alagamentos. A medida foi tomada após a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil, divulgar que o Rio Poti deve ultrapassar o nível de alerta de inundação.

De acordo com o órgão municipal, 18 famílias que residem próximo ao balneário Curva São Paulo, Zona Sudeste de Teresina, foram removidas. Além deles, outras 15 famílias foram retiradas de suas casas no Residencial Terra Prometida, na Zona Sul da capital.

Zé Nito: (Foto: Raissa Morais)

"O balneário foi um projeto mal elaborado. Anteontem levamos outro caminhão para tirar todos os permissionários justamente porque as previsões de meteorologia são de mais chuvas e elevação do rio. Vamos ver o que podemos fazer".

Na zona Leste

O trecho interditado da Avenida Homero Castelo Branco, no Bairro São Cristóvão, em Teresina, segue sem data para liberação. O local, logo após a Avenida João XXIII, passando pelo com a Rua Eustáquio Portela até o com a Rua Professor Clemente Fortes, foi isolado após uma forte chuva atingir a obra da galeria da Zona Leste.

A interdição aconteceu no dia 5 de fevereiro, após morte da professora Wana Sara Cavalcante Henrique, 39 anos, que teve o carro arrastado pela água da chuva na região. Inicialmente, a Prefeitura de Teresina havia informado a previsão de liberar o trecho no dia 12 de fevereiro.

O prefeito Doutor Pessoa disse que as chuvas estão atrapalhando a agilidade do trabalho de técnicos e engenheiros.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES