Para a construção de um novo Mercado do Renascença II, na zona Sudeste de Teresina, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, assinou nesta segunda-feira (24) a ordem de serviço para início das obras. O projeto orçado em R$ 3,3 milhões tem a previsão de ser concluído em um prazo de 12 meses. Durante a solenidade, o prefeito destacou que todos os mercados públicos de Teresina serão revitalizados até o final do seu primeiro mandato. Ainda ponderou que, para a construção do projeto, as pessoas que trabalham no local serão deslocadas para um novo espaço.
“As obras são, unicamente, da Prefeitura Municipal de Teresina. Um local que opera com alimentação não pode continuar caindo aos pedaços. Por isso, vamos embelezar o Mercado da Renascença II. Não apenas dentro, o entorno também será renovado. Caso a empresa fracassar, o que não vai acontecer, a prefeitura vai honrar com o prazo da entrega e dar assistência com o mercado provisório”, disse Doutor Pessoa.
As obras serão executadas pela SAAD Sudeste com recursos da Prefeitura Municipal de Teresina e do Banco do Brasil, com valor de aproximadamente de R$ 3,3 milhões. A construtora terá o prazo de 12 meses para finalizar os serviços.
Conforme repassou a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – Sudeste, o mercado contará com espaço para comercialização de frutas, frigorífico, área de restaurantes, lanchonetes e pontos de vendas de variedades. Além disso, o local também vai receber sala de reuniões, banheiros, saneamento básico, rampas para abastecimentos e subestação de energia. Enquanto o novo mercado não chega, aproximadamente 40 permissionários serão deslocados para um mercado provisório, estrutura implantada pela prefeitura ao lado do Clube do Caíque, na zona Sul de Teresina.
Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviços, alguns trabalhadores já estavam retirando o telhado de alguns pontos de vendas. Eles não usavam equipamentos de proteção individual.
Zé Nito, superintendente da SAAD Sudeste, informou que a estrutura do Mercado do Renascença II estava oferecendo riscos à vida e saúde da população. “Vamos ter que demolir tudo para fazer um novo mercado. Não tinha como deixar as pessoas se arriscando no local. Aqui, nós vamos ter a área para todos os alimentos que chegam da Nova Ceasa, vai ter área de descarga, praça de alimentação, estacionamentos, ou seja, um novo mercado. Serão quase 40 permissionários com bancas na parte externa e interna”, falou Zé Nito.
O permissionário Francisco José da Silva trabalha no mercado há 20 anos. Segundo ele, a situação precária do local estava prejudicando as atividades da sua lanchonete. “A pandemia piorou muita coisa, mas a gente já estava sofrendo por trabalhar aqui. Não tem banheiro, higiene, regras e a população estava deixando de frequentar. Esperamos que venha um local novo e com banheiros, é muito ruim trabalhar em um mercado que não tem banheiro”, ressaltou.
Francisco José, assim como os quase 40 permissionários do Mercado do Renascença II, foi deslocado para trabalhar no mercado provisório, que já está pronto para receber os permissionários e clientes. A nova unidade localizada na Rua Dr. Pedro Teixeira, na zona Sul da capital.
Lenir Pereira da Silva, presidente da Associação de Moradores do Renascença II, disse que a assinatura da ordem de serviço é uma vitória para os moradores do bairro, que há mais de 15 anos, segundo ela, solicitam um ambiente de trabalho digno. "Estamos ansiosos pelo ano de 2023, queremos receber um novo mercado, essa vitória para todos que estão lutando por dignidade na cidade de Teresina. Era muito problema, faltava o básico para o trabalhador e para a população", ressaltou.