Na madrugada desta sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7,2 atingiu a costa do Peru, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), assustando os moradores locais. A Marinha do Peru emitiu um alerta de tsunami para o litoral do país. Conforme a USGS, as ondas podem alcançar até 3 metros na costa peruana, e o litoral do Chile também pode ser afetado por pequenas ondas.
O epicentro do terremoto foi localizado a 2 km da costa do Peru e a uma profundidade de 28 km, conforme informaram as autoridades dos Estados Unidos. No dia 16 de junho deste ano, o país também enfrentou um terremoto, desta vez de magnitude 6,3, no litoral sul, na região de Arequipa. O sismo ocorreu a uma profundidade de 25 km, com epicentro no Oceano Pacífico.
O Ministério da Saúde afirmou na rede social X que pelo menos nove pessoas ficaram feridas em decorrência do sismo, mas que nenhum caso é grave. Já o assessor do governo regional de Arequipa, Carlos Zanabria, disse a uma rádio local que houve registros de danos materiais em alguns distritos, mas que ele não tinha conhecimento de relatos de mortes.
Ricardo Guillen, representante do Centro Nacional de Operações de Emergência, relatou que houve interrupções de energia e nas linhas telefônicas em áreas próximas ao epicentro do terremoto. Equador e Peru estão localizados no Anel de Fogo do Pacífico, uma vasta região que circunda o Oceano Pacífico, onde os choques entre as placas continentais são frequentes.