Nesta terça-feira (28) terminará o prazo para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025. Ele oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
O QUE É NECESSÁRIO PARA PARTICIPAR
Para participar é necessário ter concluído o ensino médio e atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação, no edital deste ano, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em instituição privada, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor de rede pública.
O candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023, com média de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Na pré-seleção não entram estudantes que realizaram o Enem como treineiro e, caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a pontuação de melhor desempenho é usada na classificação.
CONSULTA
Desde o dia 24, o Ministério da Educação disponibilizou a consulta de bolsas por instituição, curso e turno. Os candidatos podem concorrer a bolsas para ampla concorrência ou para políticas afirmativas (deficientes e autodeclarados indígenas, pardos ou pretos). Para se inscrever, é necessário criar uma conta no Gov.br com CPF e senha, além de informar dados pessoais e familiares.
O candidato deve escolher até duas opções de instituição, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar. O resultado da primeira chamada será em 4 de fevereiro, com segunda chamada em 28 de fevereiro. Entre 26 e 27 de março, os não classificados poderão manifestar interesse na lista de espera, que estará disponível em 1º de abril.