Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos com 5.970 vagas

Conforme especificado no edital, o valor estabelecido para a bolsa-formação é de R$ 12,3 mil mensais, pelo período de 48 meses

Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos com 5.970 vagas | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O prazo de inscrição no programa Mais Médicos encerra hoje, dia 31, e dá prioridade aos profissionais brasileiros que se formaram no país. Além disso, também podem se inscrever brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, os quais poderão atuar com o Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas que não forem preenchidas por médicos com registro nacional. 

Na última segunda-feira (22), foi divulgado o edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios para o programa Mais Médicos. Para realizar a inscrição, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a inscrição ser validada, no período de 1º a 5 de junho, os candidatos terão a oportunidade de indicar até dois locais de preferência para atuação.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, estima-se que os profissionais selecionados comecem a exercer suas funções nos municípios no final de junho. Na alocação dos médicos, serão levados em consideração critérios como titulação, formação e experiência prévia no programa. Em caso de empate, dar-se-á prioridade aos candidatos que residem mais próximos ao local de atuação, possuem maior tempo de formação e são de maior idade. 

Conforme especificado no edital, o valor estabelecido para a bolsa-formação é de R$ 12,3 mil mensais, pelo período de 48 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 48 meses. Todos os participantes do programa terão a oportunidade de receber incentivos pela sua permanência. Aqueles que forem designados para atuar em regiões caracterizadas pela extrema pobreza e vulnerabilidade, conforme estipulado no edital, receberão um percentual maior de incentivo. 

Atualmente mais de 8 mil médicos estão em exercício no programa Mais MédicosO edital recentemente divulgado visa preencher as vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de disponibilizar mil vagas inéditas para a Amazônia Legal. Aproximadamente 45% dessas vagas estão localizadas em regiões com alta vulnerabilidade social e histórica dificuldade de contratação de profissionais da saúde. Em 2023, um total de 117 médicos foram convocados para atuar nos distritos sanitários indígenas, incluindo o território Yanomami, que se encontra em situação de emergência sanitária.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES