Teresinenses se unem pela erradicação da pólio

Dinheiro arrecadado na corrida custeará a compra de vacinas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cerca de 600 teresinenses correram, na manhã de domingo (9), pela erradicação da poliomielite. Todo o lucro arrecadado será destinado para a Rotary Internacional, que custeará a compra de vacinas para os países que ainda não erradicaram a doença (Afeganistão, Nigéria e Paquistão). O Rotary Cajuína Teresina informou que cerca de U$ 5 mil (dólares) foram o lucro do evento. Atletas amadores e crianças participaram das provas de 300 metros (kids), 5 km e 10 km.

Mas teve até cachorro correndo. O advogado Huelber Duarte levou seu animal de estimação para correr a prova dos 5 km. Sérgio Moro é um cão da raça Beagle, de 6 meses de idade. "Eu faço parte de um grupo de corrida que eu sempre levo ele para correr. Ele é quem dita o ritmo da corrida. O pessoal da organização gostou tanto da nossa participação que já ganhamos inscrição gratuita na corrida do próximo ano", conta o atleta amador.

José Carlos Formiga é presidente do Rotary Cajuína Teresina e avaliou a segunda edição do Correndo Contra a Pólio como um sucesso. "Nessa edição nós tivemos cerca de 600 inscritos, um aumento de 200 pessoas com relação ao ano passado. Nós tivemos o mérito de entrar para o calendário de corridas de Teresina. Com o sucesso do número de inscrições, nós conseguimos arrecadar em torno de 5 mil dólares. Esse dinheiro será encaminhado para o Rotary Internacional, que destinará a verba para compra de vacinas com o objetivo de erradicar a doença no mundo nos três países que ainda faltam", explica o presidente.

Para cada um dólar arrecadado pela Rotary, a Fundação Bill Gates doa mais dois dólares. Os U$ 5 mil que o Rotary Cajuína Teresina ganhou com a realização da corrida vão virar U$ 15 mil para a compra de vacinas.

Thiago Monteiro organizou a parte de logística do evento e afirmou que tudo ocorreu conforme o esperado. "A chuva, apesar de não ser esperada, melhorou bastante o clima. Os atletas elogiaram bastante o percurso das provas", informou.

O atleta amador Raimundo Gomes venceu a prova de 5 km com o tempo de 15 minutos e 52 segundos. O vigia, que sonha em correr a São Silvestre, bateu o seu recorde pessoal e ainda vai levar para casa uma bicicleta. "A prova foi muito boa. Gostei muito da prova e da organização do evento. Nem todos os eventos de corrida de Teresina dão premiação para os vencedores das provas. Eu corro há mais de 8 anos, treino todo santo dia", comemora o atleta.

O servidor público Pedro Filho levou Igor José, seu filho de 8 anos, para participar da modalidade Kids. "Eu e a minha esposa, Caroline Lira, corremos por cerca de um ano e estamos criando o interesse do Igor em praticar exercícios também. Ele tem autismo leve e é muito importante a prática de exercícios físicos", explica. Igor José, que adora jogar futebol, disse que gostou da corrida. "Eu corri muito e gostei bastante", conta.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES