Se você está com o cartão de vacinação em atraso, a hora é essa. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou a abertura de mais um local de vacinação neste “feriadão”. Será o Teresina Shopping, que estará aberto neste sábado (18) com vacinas contra a Covid-19 e influenza (gripe). O posto estará aberto das 9h às 17h. A vacinação contra o sarampo também está sendo distribuída em postos de saúde.
No caso do posto do Teresina Shopping, o ponto de vacinas está dentro do edifício garagem, no estacionamento G3. No local estão disponíveis vacinas contra a Covid para todas as etapas que contemplam adolescentes e adultos. Seja primeira, segunda e terceira dose para pessoas a partir dos 12 anos, além do segundo reforço ou quarta dose para pessoas de 18 anos e mais.
Além disso, será ofertada a vacina da gripe para todos os grupos prioritários que têm direito ao imunizante, exceto as crianças, que podem receber nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Sarampo
Além do shopping, a FMS vai disponibilizar durante o feriado salas de vacina em UBS de diversas zonas da cidade. Nos dias 18 e 19 de junho, as UBS do Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Isabel, UBS Renascença e UBS Parque Brasil estarão disponíveis.
“Lembramos ainda que, no caso das crianças e adolescentes, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação”, ressalta Emanuelle Dias, enfermeira coordenadora da campanha.
Nestes locais, será ofertada não apenas a vacina contra a Covid infantil, que é a primeira e segunda dose para crianças de 5 a 11 anos, como também a vacina do sarampo, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, além da atualização da caderneta dos trabalhadores da saúde, e gripe para todos os grupos prioritários.
Outros imunizantes do calendário de imunização também estarão disponíveis. Para receber a dose é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Grupos profissionais com direito ao imunizante contra gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição.