Teresina vai receber mais de mil câmeras de monitoramento

O local vai receber aparato tecnológico que vai permitir o combate à violência e estabelecer o monitoramento do trânsito por meio de câmeras instaladas em toda Teresina.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Teresina vai receber mais de mil câmeras de monitoramento no trânsito com o primeiro Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Teresina, que fica localizado na Avenida Pedro Freitas, no bairro Vermelha. A assinatura da ordem de serviço aconteceu ontem (13)

Na ocasião, vários órgãos parceiros que vão atuar juntos com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) na operacionalização do Centro estiveram presentes, como Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) e Polícia Militar. 

O local vai receber aparato tecnológico que vai permitir o combate à violência e estabelecer o monitoramento do trânsito por meio de câmeras instaladas em toda Teresina.

Samuel Silveira, secretário municipal da Semcaspi ressalta a importância dessa modernização. “É um importante trabalho de uma Teresina cada vez menos violenta. Vai permitir uma adequação para o que há de mais moderno em política de segurança pública”, disse.

Na prática, o centro vai funcionar no encaminhamento das imagens geradas a partir de mais de mil câmeras. O funcionamento está previsto para o início do ano de 2020. 

No primeiro momento, a Strans vai instalar uma quantidade em torno de 450 e no segundo instante, com a conclusão da linha de crédito, essa quantidade pode chegar a um patamar superior a mil equipamentos, que vão ficar localizados nas entradas e saídas da cidade e também em outros territórios, analisando preferencialmente as chamadas zonas de calor, que são territórios onde existem uma criminalidade mais forte.

“Preferencialmente unidades públicas, tomando como ponto a ser exaltado, as paradas de ônibus e praças. Dessa maneira, nós acreditamos que de uma forma marcante, a prefeitura de Teresina contribui para uma cidade menos violenta”, disse o secretário.

O prefeito Firmino Filho destaca a importância desse centro de controle operacional para a cidade.  “Vai permitir condições de segurança para os terminais de integração e na sequência, vamos ter a expansão do sistema operacional para os principais bairros e zonas da capital. Vai ser um verdadeiro Big Brother da cidade”, contou.

“Nosso sistema foi criado a princípio para um monitoramento do trânsito. É uma ajuda para a segurança pública", explicou Weldon Bandeira, superintendente da Strans.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES