Teresina terá, em breve, um observatório da Mobilidade para melhorar a operação do transporte público e oferecer mais facilidade para os usuários, como o esclarecimento preciso de horários, percursos, performance e atendimento.
O projeto faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na manhã da quarta-feira (03), foi assinado um Termo de Cooperação a longo prazo, consolidando a parceria entre a França e a Prefeitura de Teresina nas questões de desenvolvimento sustentável. A AFD é direcionada para financiamentos, especialmente na sustentabilidade, e através dela, mais de 100 países têm seus projetos apoiados.
“Foi uma honra receber o diretor da agência, que veio em visita ao Brasil escolher Teresina como um dos locais da cidade a serem visitados. A nossa parceria deve ser na área de sustentabilidade“, ressaltou o prefeito Firmino Filho.
Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda Teresina 2030, explica qual o objetivo do Observatório. “A longo prazo, a gente quer que evite a evasão do transporte público para outra modalidade de transporte privado. E com isso, reduzir para um meio mais sustentável, diminuindo a quantidade de gases poluentes para que seja uma cidade mais limpa, agradável e preparada para as mudanças climáticas”, disse.
O observatório da Mobilidade, que faz parte dos termos assinados, terá um significativo financiamento de 500 mil euros. A parceria une várias ações e fornece para Teresina uma qualidade e tentativa de superação dos problemas de mobilidade do transporte.
Segundo Philippe Balduin, diretor-geral adjunto da AFD, esse acordo significa a união da cidade de Teresina com um ponto crucial para o desenvolvimento. “A gente compartilha com a comunidade de Teresina muitas coisas, como, por exemplo, a forma de ver o desenvolvimento urbano. Essa convicção fez com que nós assinássemos a cooperação, que é um ato fundador. Nossa ambição é trabalhar o mais perto possível dos cidadãos, junto com os atores privados e os atores públicos”.