Teresina tem queda na atividade sexual de estudantes adolescentes, diz IBGE

Em contrapartida, a pesquisa mostra que também caiu a proporção daqueles que usaram preservativo na atividade sexual mais recente.

Teresina registra queda na atividade sexual de estudantes adolescentes | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em dez anos, caiu a proporção de estudantes teresinenses de 13 a 15 anos de idade que já tiveram alguma relação sexual. Enquanto um quarto deles (25,1%) já haviam iniciado a vida sexual em 2009, o índice reduziu para 20,1% em 2019. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em contrapartida, a pesquisa mostra que também caiu a proporção daqueles que usaram preservativo na atividade sexual mais recente. Em 2009, cerca de 67,1% dos estudantes afirmaram que um dos parceiros usou camisinha na última relação sexual, índice que diminuiu para 61,9% em 2019. Além de prevenir gravidez indesejada, o uso de preservativo evita a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Quando se trata exclusivamente de prevenção à gravidez, os estudantes costumam ter mais cuidado. Enquanto 68,1% deles informaram terem utilizado algum método contraceptivo na última relação sexual, inclusive camisinha, em 2009, a proporção subiu para 74,5% em 2019.

Teresina registra queda na atividade sexual de estudantes adolescentes - Foto: Reprodução

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES