Dados de atendimentos dos Conselhos Tutelares de Teresina disponibilizados pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi), referentes ao ano de 2020, apontam que foram registrados 165 casos de violência física, 113 de violência psicológica, e 107 de abusos sexuais contra crianças e adolescentes na capital piauiense. Somente este ano, de janeiro a fevereiro, foram contabilizados 25 casos de violência física, 13 de violência psicológica e 23 casos de abuso sexual.
De acordo com Eliana Lago, secretária da Semcaspi, a negligência, violência física e a psicológica e ainda o abuso sexual estão no topo do ranking de atendimento dos conselhos tutelares de Teresina. Diante disso, a secretaria decidiu lançar uma campanha que tem como objetivo dar visibilidade as formas de prevenir e enfrentar tais violações contra crianças e adolescentes, trazendo em destaque a rede de proteção disponibilizada pelo município.
Por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), ocorre na terça-feira, (11), a campanha “Respeite-me! Meu Corpo Não é Brincadeira, Chega de Violência Contra Crianças e Adolescentes”. O lançamento da campanha acontecerá, a partir das 7h, no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Desembargador Pires de Castro, no Centro de Teresina.
"A campanha vai atuar na prevenção e no enfrentamento a estas violências, levando informação e conhecimento para este público sobre a nossa rede de proteção. Temos em nossa rede de proteção os Cras, os Creas, e os conselhos tutelares, que são a porta de entrada para atendimentos de pessoas em situação de risco social ou que já tiveram os seus direitos violados”, esclarece Eliana Lago.
Segundo Villar Neto, coordenador do SCFV, a campanha vai trabalhar a prevenção e o enfrentamento ao abuso sexual e a violência contra criança e adolescente em Teresina, orientando a sociedade na forma de agir diante de uma ocorrência.
“As crianças e adolescentes vítimas de violência apresentam diversas mudanças de comportamento, que devem ser observadas e refletem no humor, no isolamento, no desempenho escolar ou até mesmo, o surgimento de comportamento sexual inadequado. As violências contra este público, muitas vezes, acontecem no seio familiar. Estamos alertando a sociedade para identificar e denunciar estas situações, mesmo que de forma anônima, para que os órgãos competentes possam averiguar as situações e dar os devidos encaminhamentos”, explicou.
I CONCURSO DE VÍDEO SOCIOEDUCATIVO
A campanha “Respeite-me! Meu corpo não é brincadeira! Chega de violência contra criança e adolescente” promoverá também o I Concurso de Vídeo Socioeducativo, no período de 10 de maio, até 23h55, do dia 12 de maio deste ano. O (a) candidato (a) deverá produzir um vídeo caseiro, publicar no Instagram e marcar o perfil oficial da Semcaspi.
O concurso é voltado para todas as crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) de cada território trabalhado pela política de assistência social de Teresina, tanto na zona urbana quanto rural.