Em três meses Teresina registra 450 acidentes

Para cessar essa prática desrespeitosa e diminuir esse número alarmante de acidentes, a Strans resolveu reforçar a sinalização horizontal e vertical em 26 cruzamentos de Teresina

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), de agosto a setembro deste ano,     mostram a ocorrência de 450 acidentese envolvendo veículos em Teresina, sendo 132 no mês de julho, 156 em agosto e 162 no mês de setembro, entretanto, desse total em torno de 270 solicitaram o laudo do acidente. Essa média de oito acidentes por mês, alerta para a necessidade de sinalização e uma maior atenção dos condutores.

O principal motivo de tantas ocorrências é a dificuldade que motoristas e motociclistas encontram em visualizar os carros das vias preferenciais, destaca Ananda Patrícia, assessora técnica da Strans.

Segundo o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal resulta em infração média e com penalidade de multa. 

“A sinalização com placas delimitando as esquinas é para que os carros não estacionem em esquinas por menos de 5 metros. Isso estava prejudicando o condutor”, falou Ananda.

Para cessar essa prática desrespeitosa e diminuir esse número alarmante de acidentes, a Strans resolveu reforçar a sinalização horizontal e vertical em 26 cruzamentos de Teresina, com placas e pinturas no asfalto. Essa ação é parte do Projeto Esquina Segura, que tem o objetivo de reduzir a quantidade de colisões nesses pontos.

“Até agora, dos 26 cruzamentos, três já estão concluídos e os próximos vão estar prontos até o final deste mês. Nós já vimos uma  melhoria nos cruzamentos sinalizados”, informou a assessora técnica.

A sinalização foi implantada no cruzamento das Ruas Irapuã Rocha com Anfrísio Lobão, Anfrísio Lobão com a Hugo Napoleão, zona Leste da cidade; e na Rua Almirante Tamandaré com a Rua Piauí, zona Norte. 

Além de placas, asfalto pintado, os tachões transversais também vão atuar na diminuição da velocidade de condutores de veículos. Além disso, o número de cruzamentos sinalizados pode aumentar. “Nós iremos fazer um avaliativo comparativo para se ter uma ideia se o número de acidentes reduziu, para ampliarmos para além dos 26”, falou Ananda Patrícia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES