A Prefeitura de Teresina vai implantar 100 novos abrigos para passageiros do sistema coletivo de transportes públicos para atender todas as zonas da cidade. Com um investimento total de R$ 1,27 milhão, nesta quarta-feira (9) foi assinada a ordem de serviço que vai permitir a implantação da primeira etapa com 20 abrigos nos próximos 30 dias.
Os abrigos têm estrutura metálica e telha termo-acústica que reduz a transmissão de calor. Os modelos são de três tipos: o duplo e o simples, para calçadas de 2,5m; e o modelo para calçadas de 1,5m. Todos eles terão área para cadeirantes e espaço para sentar.
O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, ressalta que este é um investimento da política de desenvolvimento urbano de Teresina. “Os abrigos estão conforme as necessidades da população, com o espaço da área de calçadas e devem proporcionar mais conforto para os usuários”, declara.
A escolha dos locais foi com base nas solicitações feitas pelo aplicativo Colab e pelos moradores que enviaram oficio para a Strans. A prioridade é os residenciais que foram construídos recentemente e outros que possuem mais demanda de usuários do transporte público.
Os locais que terão os novos abrigos são a avenida principal do Residencial Jacinta Andrade, no bairro Santa Maria da Codipi; a Avenida Jerumenha, no bairro Água Mineral; Avenidas Noé Mendes, José Francisco de Almeida Neto, Henry Wall de Carvalho, Pedro Freitas, Transversal III (Promorar) e a rua João Resende (Praça do Bela Vista).