A Prefeitura de Teresina inaugurou, na manhã desta sexta-feira (18), o novo parque ambiental da capital, o “Parque das Crianças”. O espaço, construído em uma área com mais de 13 mil metros quadrados, ao lado da Ponte da Primavera, onde funcionava o antigo viveiro de mudas da zona Leste. Aberto ao público, o parque agora irá funcionar todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 21h.
“Este é um presente que nosso prefeito Dr. Pessoa está dando para as crianças de Teresina. É um parque numa região privilegiada. Como ele prometeu que iria fazer vários parques em nossa cidade para que as famílias, sobretudo as mais pobres, pudessem se divertir. Este é o primeiro de muitos que serão entregues”, afirmou o vice-prefeito Robert Rios.
O novo parque, fruto de uma compensação ambiental após a instalação de um empreendimento comercial em Teresina, será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e contará com diversos atrativos, como ecobrinquedoteca, playground, trilhas e um píer aquático com acesso ao leito do rio Poti.
“Teresina hoje resgata uma dívida gigante que tinha com o público infantil, que carece de ambientes como esse. Temos um espaço totalmente dedicado às crianças para brincadeiras lúdicas, onde as famílias poderão fazer piqueniques, trilhas, atividades de cross e muitos brinquedos”, explicou a secretária Elizabeth Sá.
Semec firma termo de cooperação com a Semam para uso do espaço
Além da presença de autoridades, a inauguração do “Parque das Crianças” contou com a presença de alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), que puderam desfrutar da nova estrutura ambiental da cidade. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) firmou um termo de cooperação com a Semam para uso do espaço.
A ideia é que, além de servir como espaço de lazer para o público em geral, o novo parque também seja usado como uma extensão das salas de aulas, onde professores e alunos da rede municipal de ensino poderão trabalhar assuntos e desenvolver atividades relacionados à educação e preservação do meio ambiente.
“É uma tentativa de retirar as crianças das salas de aulas e levá-las para os espaços públicos, de forma lúdica. A presença das crianças nesses parques, além de contribuir para a preservação, irá melhorar a formação lúdica e o desenvolvimento da consciência de preservação ambiental”, afirmou o secretário Nouga Cardoso.