A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), esteve reunida na manhã desta sexta-feira (10), com a prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, e equipe de planejamento de ambos os municípios, para iniciar as tratativas de um encontro com todos os municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE Grande Teresina).
Dinair Veloso, é quem preside a RIDE e o encontro de todos os quinze (15) municípios deve ocorrer na segunda quinzena do mês de março.
“Hoje nos reunirmos para montar um cronograma com os municípios participantes da RIDE e ficou decidido que faremos uma reunião com os 15 municípios em Teresina, justamente para pleitearmos e articularmos serviços comuns a todos os municípios. Portanto, foi uma reunião produtiva e daqui sairmos com o entendimento de fazer uma reunião em março”, explicou Dinair, que esteve acompanhada do secretário de governo, Saney Sampaio, e o secretário de planejamento, Francisco Canindé.
A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.
“Vimos fazer uma visita à prefeita, a pedido do prefeito Dr. Pessoa, para alinhar pontos que envolvem a RIDE. Essa área integrada que envolve 15 cidades, sendo 14 do Piauí, mais o município maranhense de Timon. A receptividade foi excelente, como sempre, e nós tratamos da data para nos reunirmos com os outros municípios que compõem a RIDE, já na segunda quinzena de março”, pontuou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento, que esteve acompanhado do Secretário Executivo de Planejamento Estratégico e Gestão, Jivago Gonçalves.
PROGRAMA
A RIDE da Grande Teresina é composta pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D’Arco do Piauí, Teresina, União e Timon.
Enquanto institucionalidade legalmente constituída, a RIDE tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses consensuados entre os entes. Esses recursos devem contemplar demandas por equipamentos e serviços públicos, fomentar arranjos produtivos locais, propiciar o ordenamento territorial e assim promover o seu desenvolvimento integrado.
Dentre as metas da RIDE Grande Teresina está a unificação de esforços nas áreas de infraestrutura, geração de emprego e capacitação profissional, bem como a dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.