Teresina foi a 12ª metrópole brasileira com maior nível de investimentos no ano de 2015. De acordo com levantamento realizado pelo Jornal Folha de São Paulo e publicado esta semana, a capital piauiense teve um aumento de 43,1% em investimentos realizados com recursos públicos.
O levantamento considerou as capitais e as maiores cidades do país, aquelas com mais de 60 mil habitantes. Os números, de acordo com o jornal, foram extraídos dos balanços oficiais dos municípios publicados pelo Tesouro Nacional e pela Caixa Econômica Federal. A comparação foi feita com dados de janeiro a outubro dos anos de 2014 e 2015.
Em investimentos, Teresina aparece à frente de cidades como Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e São Paulo. No Nordeste, a capital piauiense perde apenas para São Luís.
Em relação à arrecadação, Teresina teve um recuo de 1,5% em sua receita tributária. Houve também queda na transferência de recursos federais para a capital do Piauí, de 3,8%.