A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) está em primeiro lugar, dentre as capitais do Nordeste, no ranking de acompanhamento das condicionalidades referente à frequência escolar de crianças e jovens, beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB).
Os dados do Ministério da Cidadania são referentes aos meses de agosto a dezembro de 2022 e apontam como as três primeiras capitais no ranking do Nordeste: Teresina (PI), com 70,77% de frequência escolar; seguida de Aracajú (se), com 69,17%; e Natal (RN), com 63,24% de frequência escolar.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o índice corresponde aos beneficiários que são beneficiários do Programa Auxílio Brasil e estão presentes nas salas de aula.
“A gente recebeu com muita felicidade este resultado positivo, que é fruto de muito trabalho das equipes de CRAS, atuando no acompanhamento das famílias por meio do Auxílio Brasil, e da Semec, com o acompanhamento dos registros da frequência escolar destes beneficiários. O número é muito bom comparado a outras capitais, mas estamos trabalhando para fazer o melhor, a cada dia”, pontuou.
Para Jovina Sérvulo, coordenadora das condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, a posição no ranking das condicionalidades revela o empenho e compromisso da Prefeitura de Teresina no acompanhamento dos beneficiários.
“Mesmo diante dos desafios e das múltiplas dificuldades enfrentadas na pandemia e mesmo na realidade pós pandêmica, conseguimos atingir um bom índice de beneficiários que estão cadastrados no Auxílio Brasil e frequentam as escolas. Isso porque, houve alterações do processo de trabalho destes espaços, tanto nas escolas, que muitas assumiram o formato online, e os CRAS, que tiveram a jornada de trabalho reduzida”, explicou.
10ª LUGAR NO RANKING NACIONAL
Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, comemora também os dados nacionais e acredita na ampliação deste número. “Ao longo deste dois anos, avançamos nas estruturas dos CRAS. Por determinação do Prefeito Dr. Pessoa, reformamos as unidades e estamos em processo de renovação dos equipamentos tecnológicos. O que favorece no melhoramento dos atendimentos e nas condições de trabalho dos nossos servidores. Este processo tem se tornado uma constante e estamos buscando mais melhorias para o ano de 2023”, destacou.