A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) divulgou nesta sexta-feira (30), a previsão do tempo para os próximos dias no Piauí. Segundo o levantamento, chuvas devem ocorrer na virada do ano de forma geral, mas com maiores acumulados nas regiões centro-norte, centro-oeste e parte do sudoeste do Estado.
Em entrevista ao Meionorte.com, a meteorologista Sônia Feitosa ressaltou que a razão pela qual que essas chuvas devem acontecer mais fortes na região Centro-norte, que inclui Teresina, é a atuação de um VCAN (Vórtice ciclônico de altos níveis), que na sua periferia, promove grandes quantidades de chuvas. Ela explica que a capital deve registrar chuvas na virada do ano.
"As chuvas no Piauí, nesses três dias de 30, 31 e 1 de janeiro, acontecerão de forma isolada, porém de maior intensidade no Norte e Centro-norte. A razão pela qual que essas chuvas devem acontecer mais fortes na região Centro-norte, que inclui Teresina, é a atuação de um VCAN (Vórtice ciclônico de altos níveis) que na sua periferia, promove grandes quantidades de chuvas, mas no centro dele faz é inibir as chuvas. Por isso que não vai chover muito forte no Piauí nas outras regiões. Mas no Centro-oeste, Centro-norte as chuvas serão mais volumosas no dia 30, chove também no dia 31; no dia 1° chove em Teresina, só que no dia 1°, as chuvas serão mais inibidas, em menor quantidade. Mas sim, na virada do ano deve ter chuvas, principalmente na região central do Piauí, que inclui, por exemplo, Floriano, Teresina, deve chover com maior intensidade", disse.
A previsão aponta ainda que Teresina majoritariamente terá um tempo nublado, parcialmente nublado e com chuva no período da tarde ou noite até o próximo domingo (1°). As temperaturas devem variar de 22° C a 32° C.
"Não digo que sejam chuvas tão intensas. Mas chuvas de 8 a 12 milímetros devem acontecer. Já aconteceram chuvas maiores, agora transtornos na cidade, uma chuva de 10 mm causa enxurradas em Teresina. Depende muito de onde vai e intensidade que vai acontecer essa chuva e da estrutura do local, de drenagem. Mas vai chover, sim, na virada do ano e no dia seguinte é que dá uma maneirada", pontua a meteorologista.
Recomendações do INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos às torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O Instituto também orienta que, enquanto houver essa instabilidade no tempo, a população evite o mau tempo, observe alteração nas encostas e, se possível, desligue os aparelhos elétricos das tomadas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).