Na madrugada desta terça-feira (02), um tenente aposentado da Polícia Militar, identificado como José Ribamar Silveira, despencou com uma caminhonete e caiu em uma voçoroca (formação de grandes buracos), existente no município de Buriticupu, no Maranhão.
Segundo relato do 30º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, a falta de sinalização pode ter sido o motivo do acidente. O tenente não conseguiu desviar da cratera e caiu com o veículo.
Equipes da Polícia Militar e Samu foram acionadas e fizeram o resgate da vítima por volta de 7h desta terça-feira (03), que apesar da gravidade da queda, de uma altura aproximada de 80 metros, o Tenente foi levado com vida para uma unidade de pronto atendimento e transferido para um hospital em São Luís-MA, com um braço quebrado e fraturas expostas no pé esquerdo.
O acidente chamou a atenção para a situação que apresenta um alto risco para os motoristas e pedestres que trafegam na regiã. O problema das voçorocas de Buriticupu é existente há 30 anos e sempre vem à tona durante os períodos chuvosos e aumentam as crateras no município.
A prefeitura informou que possui apenas uma Coordenadoria de Defesa Civil, com poucos servidores, para acompanhar o caso ou fazer um planejamento de como retirar as famílias.
A cidade tem mais de 70 mil habitantes e a prefeitura diz que depende de órgãos estaduais e federais para mapear as áreas de risco e planejar ações para os períodos de chuva, quando os deslizamentos se agravam.
O QUE SÃO VOÇOROCA?
Boçoroca, ou buracão é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.