Temporal provoca estragos em cidade do RS; fenômeno foi uma 'microexplosão'

Município do Noroeste do Rio Grande do Sul afirma que 15 mil pessoas foram afetadas e que 1,2 mil imóveis sofreram danos.

Imóveis destelhados após 'microexplosão' em São Luiz Gonzaga | Foto: BM/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um temporal com queda de granizo atingiu São Luiz Gonzaga, município com 34,7 mil habitantes localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul, na noite de sábado (15). Segundo a Defesa Civil do estado, ocorreu uma "microexplosão", fenômeno em que a nuvem não consegue suportar a quantidade de água e "despeja" uma grande quantidade de chuva em um curto período. 

O prefeito Sidney Brondani (PP) declarou à RBS TV que 15 mil pessoas foram impactadas de alguma forma e que pelo menos 1,2 mil casas sofreram danos, especialmente nos telhados. Devido aos estragos registrados, o município deve decretar situação de emergência. 

Quatro escolas, dois postos de saúde, a sede da Secretaria da Saúde e um museu sofreram danos. Uma pessoa se machucou enquanto tentava colocar uma lona para proteger sua casa. A força do temporal derrubou árvores na cidade e um carro foi atingido por um poste que caiu. Conforme a prefeitura, as ruas já foram desobstruídas. No entanto, há falta de energia em várias partes do município.

Imóveis destelhados após 'microexplosão' em São Luiz Gonzaga — Foto: BM/Divulgação 

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o volume de chuva foi de 14,8 milímetros durante o temporal. Durante a madrugada, houve mais pancadas de chuva na cidade, totalizando um acumulado de 33,6 milímetros nas últimas horas. A temperatura no município permaneceu em torno de 19°C.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES