Um temporal com queda de granizo atingiu São Luiz Gonzaga, município com 34,7 mil habitantes localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul, na noite de sábado (15). Segundo a Defesa Civil do estado, ocorreu uma "microexplosão", fenômeno em que a nuvem não consegue suportar a quantidade de água e "despeja" uma grande quantidade de chuva em um curto período.
O prefeito Sidney Brondani (PP) declarou à RBS TV que 15 mil pessoas foram impactadas de alguma forma e que pelo menos 1,2 mil casas sofreram danos, especialmente nos telhados. Devido aos estragos registrados, o município deve decretar situação de emergência.
Quatro escolas, dois postos de saúde, a sede da Secretaria da Saúde e um museu sofreram danos. Uma pessoa se machucou enquanto tentava colocar uma lona para proteger sua casa. A força do temporal derrubou árvores na cidade e um carro foi atingido por um poste que caiu. Conforme a prefeitura, as ruas já foram desobstruídas. No entanto, há falta de energia em várias partes do município.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o volume de chuva foi de 14,8 milímetros durante o temporal. Durante a madrugada, houve mais pancadas de chuva na cidade, totalizando um acumulado de 33,6 milímetros nas últimas horas. A temperatura no município permaneceu em torno de 19°C.