Com as oscilações na temperaturas beirando quase os 40°C, todo mundo sabe que ingerir água diariamente é necessário para o corpo. Mesmo assim, muita gente não segue à risca a recomendação. Estima-se que, principalmente em períodos quentes como o B-RO-Bró, perdemos mais litros de água ao transpirar, respirar, urinar e realizar atividades. A nutricionista Lilian Lopes reforça que é fundamental repor ainda mais a quantidade de líquido no período de calor.
"A gente não precisa ir atrás de líquidos que contêm eletrólitos [ricos em minerais], o essencial é a água, a água de coco, suco da fruta. É preciso evitar a bebida alcoólica, porque ela tem o efeito de desidratar o corpo por mais que seja líquida e refrescante. O líquido ideal é água mesmo", afirma.
Uma dúvida bastante comum é a quantidade recomendada do líquido por dia: um ou dois litros? A especialista esclarece.
"Hoje já temos uma referência que já passou de 2 para 3 litros de água por dia para pessoas que têm atividades intensas, e vemos uma dificuldade enorme com o consumo, mas você tem que beber água por necessidade", ressalta.
Segundo Lilian, nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo como a água. A profissional explica que a hidratação corporal é imprescindível para manter o corpo funcionando de forma eficiente, além disso, a ingestão de água acarreta diversos benefícios, entre os quais, promove a manutenção da temperatura corporal e a limpeza do trato urinário. "Outro efeito importante da ingestão de líquido é sobre a função intestinal. Vemos muita gente com dificuldades de ir ao banheiro, não por conta da alimentação, mas por conta da falta da água. A ingestão de água é ainda mais recomendada neste período, você não sobrecarrega o corpo com água", ponderou.
Apesar do ganho, nem todos têm o hábito de beber água, e muito menos a quantidade recomendada. Caso necessite de atendimento, o recomendável é buscar uma avaliação nutricional clínica em qualquer idade. "É não deixar adoecer para procurar um profissional', finalizou.
Atitudes que ajudam a hidratar-se saudavelmente.
Consumir frutas com alta quantidade de água:
Nesse momento de altas temperaturas, o ideal é consumir frutas ricas em água, muitas são calóricas e é preciso atenção. "Com calor, o ideal é melancia, abacaxi, laranja, melão, frutas que têm um teor mais de líquido".
Na tarde, trocar o café pelo chá, suco:
O cafezinho da tarde faz parte da rotina de muitos piauienses, mas por que não consumi-lo menos. "Se a pessoa gosta de cafezinho, ele vai aumentar a temperatura do seu corpo momentaneamente, não é nada que vá sobrecarregar seu corpo, contanto que você continue a ingerir líquido em intervalos, o ruim é excesso, há opção do café descafeinado".
Aumentar o consumo de salada:
Alimentos leves, como salada e carnes magras, ajudam o organismo evitando tonturas a vômitos. "Contra-indico alimentos pesados, o alimento gorduroso é ruim nesse período porque ele demanda do corpo um trabalho maior para a digestão".
Saborizar a água:
Dá para colocar umas gotas de frutas (limão, laranja) ou com folhas como menta, hortelã e canela para saborizar a água. "No caso da laranja, é mais para saborizar e melhorar a imunidade, no caso do limão é melhor para desintoxicação, visto que as pessoas associam ao emagrecimento e não tem esse efeito'.
Baixar App para lembrar de beber água:
Há aplicativos que ajudam a beber água para iOS e Android. "Recomendo porque as pessoas esquecem de beber água devido a rotina de trabalho e em ambientes de ar-refrigerado, e isso não te dá sede".