A Telebras instalou na última quinta-feira mais uma antena do Programa 'Wi-Fi na Praça'. Dessa vez, quem recebeu o projeto foi a cidade de Imperatriz, no Maranhão. A inauguração da antena em Imperatriz representa o 3º ponto de ativação do projeto WiFi na Praça, que permite o acesso gratuito e ilimitado à internet, em comunidades desassistidas de conexão.
Durante a inauguração, foi anunciada também a instalação do 4º ponto no município de Balsas, também no Maranhão. As antenas instaladas se conectam ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), operacionalizado pela Telebras e com parceria com a Viasat para instalação das antenas.
Em nota, a Telebras diz que, ao executar o programa Gesac e agora a prova de conceito do WiFi na Praça, segue com o compromisso de aprimorar seus serviços para fornecer soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do País, aonde ninguém mais chega, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
Recentemente, a justiça do Distrito Federal concluiu que o contrato que existe entre a Telebras e a Viasat é legal. A decisão surge depois de quase dois anos de uma batalha judicial iniciada pelas empresas amazonenses Via Direta Telecomunicações e Rede de Rádio e Televisão Tiradentes, em abril de 2018, após uma liminar no mês anterior ter chegado a suspender o acordo da estatal com a Viasat. Apesar da decisão favorável nesta semana, ainda cabe recurso.