A Nokia veio a público para explicar que o Windows Phone 7.8 somente chegará aos seus modelos nos primeiros meses de 2013. O motivo da explanação deu-se em função da atualização ocorrida no último domingo (16), onde alguns modelos do Lumia 800/900 espalhados pelo mundo tiveram acesso ao novo software. A gigante finlandesa informou que os smartphones que receberam o update são aparelhos de pré-produção.
O update trará uma série de melhorias, incluindo novas telas de boot e as novas Live Tiles redimensionáveis, como no Windows 8. Uma alteração curiosa da atualização será a permissão para personalização das fabricantes. A Nokia, por exemplo, trará seu próprio app de compartilhamento de contatos, de músicas por Bluetooth e um editor de ringtones. Será adicionado também suporte ao novo recurso ?Rooms? (Salas) do Windows 8, o SmartGlass e o Xbox Music.
A notícia ruim fica por conta do navegador Internet Explorer, que virá ainda na versão 9 e trará apenas atualizações de segurança. Por outro lado, seguindo uma tendência estabelecida pelo Android, a tela de bloqueio do smartphone também poderá ser personalizada com apps, como o calendário, e-mails ou mensagens. A versão disponibilizada no dia 16 incluía quatro atualizações distintas e que podiam ser instaladas por meio do software Zune desktop ou Nokia Suite.
Existem formas de se atualizar manualmente os modelos Lumia 800/900 e diversos sites na internet explicam como fazê-lo. O TechTudo entretanto não recomenda que se faça tais procedimentos. A atualização precoce acarretará em perda de garantia dos aparelhos e bloqueio no acesso as atualizações oficiais da Microsoft.