O WhatsApp já decidiu que não vai excluir contas de quem não aceitar suas novas regras e coleta de dados, além de já ter adiado uma vez as mudanças nos termos de privacidade. Tudo isso causado pela má recepção dos usuários do mensageiro.
No entanto, o aplicativo deve restringir as funcionalidades dos usuários que não aceitarem a atualização nos Termos de Serviço e a Política de Privacidade da empresa.
De pouco em pouco
"Você não poderá acessar sua lista de conversas, mas ainda poderá atender chamadas de voz e de vídeo. Se você já recebe as notificações do WhatsApp, você poderá tocar nelas para ler e responder a mensagens e para retornar chamadas de voz e de vídeo perdidas. Após algumas semanas do uso limitado dos recursos, você não poderá mais receber chamadas nem notificações, e o WhatsApp não enviará mais mensagens e chamadas para seu celular", diz o comunicado.
Em resumo, a pessoa que não concordar com os tempos vai aos poucos perder acesso a uma série de recursos e ter funções bastante limitadas, a ponto de tornar o app quase inutilizável.
Em nota enviada anteriormente ao TecMundo, um representante do WhatsApp reforçou que as notificações sobre as mudanças já são enviadas à comunidade faz tempo. Os lembretes devem ser reforçados nas próximas semanas para evitar que alguém saia prejudicado por falta de informação ou aviso.