Uma função muito aguardada pelos usuários está sendo trabalhada e deve estar disponível em breve no aplicativo. O recurso está em fase de testes e, segundo o site WABetaInfo, poderá permitir que o usuário saia de conversas coletivas do mensageiro sem que os demais membros do chat sejam notificados.
Com a atualização, apenas os administradores dos grupos seriam avisados da saída do participante.
Um print capturado pelo site WABetaInfo mostra um aviso exibido quando o usuário decide deixar um grupo. O alerta contém a mensagem “Somente você e os administradores do grupo serão notificados que você deixou o grupo”. Atualmente, todos os membros são notificados quando um participante deixa o chat, por meio de um pequeno balão exibido no meio da conversa.
A imagem compartilhada pelo site estrangeiro foi capturada em uma conversa realizada na versão beta do WhatsApp para computador. No entanto, caso a novidade seja implantada de forma definitiva, é provável que o recurso também seja aplicado nas versões do mensageiro para Android e iPhone (iOS).
Apesar de somente os administradores serem notificados da saída de um membro, é possível que os demais participantes do grupo possam descobrir a saída de membros a partir da lista de integrantes da conversa - como já acontece atualmente. Por outro lado, o novo recurso tornaria essa descoberta tardia, possibilitando o abandono de grupos indesejados sem muito alarde.
Vale destacar que, por se tratar de um recurso em fase de testes, não há a confirmação de que a função será implantada no WhatsApp, nem quando ela será disponibilizada para o público geral. Também é válido dizer que a funcionalidade pode ser lançada com mudanças em relação ao experimento notado agora.
Recentemente, o WhatsApp divulgou outras novidades para os grupos, aumentando o limite de membros para 512 participantes e liberando o compartilhamento de arquivos com até 2 GB. O mensageiro da Meta também anunciou a criação das Comunidades, que funcionarão como “subgrupos” dentro de um grupo maior, recurso que ainda não foi implantado no Brasil.