O WhatsApp terminou o ano de 2019 como o aplicativo para Android e iPhone (iOS) mais baixado do mundo, seguido pelo TikTok. O app chinês é, novamente, o único entre os cinco mais populares na Google Play Store e na App Store que não é do Facebook: em terceiro vem o Messenger; em quarto, o Facebook; e em quinto, o Instagram. O antigo Musical.ly fechou o último trimestre do ano também na segunda colocação, repetindo o sucesso que vinha tendo mensalmente e aumentando a taxa de novos downloads em 24% em relação ao terceiro trimestre.
O levantamento está no relatório mais recente da firma de análise de dados Sensor Tower. Segundo a pesquisa, a rede social de vídeos curtos obteve 220 milhões de downloads nos últimos três meses, acumulando mais de 700 milhões no ano e ultrapassando a marca de 1,5 bilhão no total. O WhatsApp permanece com uma larga vantagem, aproximando-se da marca de 850 milhões no ano após um crescimento de 39% no quarto trimestre, quando foi baixado cerca de 260 milhões de vezes.
A lista do último trimestre de 2019 coincide em boa parte com o ranking consolidado do ano. Algumas mudanças começam a aparecer a partir da sexta colocação, após o grupo composto pelo TikTok e os apps do Facebook.