O Google Glass ainda nem deu suas caras e uma empresa já tratou de lançar seu concorrente. Na ShowStoppers, feira de tecnologia paralela à CES, a Vuzix chamou a atenção dos presentes com o modelo Vuzix M100. A marca propagava a ideia de que o smartphone coloca o mundo digital em nossas mãos e que, agora, os óculos interativos vão trazer o mundo digital para perto, sem o uso das mãos.
O primeiro modelo de óculos inteligentes à venda no mundo roda a versão 4.0 do Android e já está em fase de pré-venda para consumidores comuns. O display de quatro polegadas e resolução de 240 x 400 pixels projeta uma tela na linha de visão, usando uma interface de realidade aumentada. A bateria pode durar até 2h30 com o display ligado e ele tem uma câmera de 5 MP.
O Vuzix M100 vem com programas de fábrica, como câmera de 5 MP para gravar e reproduzir imagens e vídeos, calendário, cronômetro e link para o telefone pessoal. Além disso, o smart glass é compatível com diversos aplicativos Android e há, ainda, segundo a Vuzix, apps sendo desenvolvidos justamente para serem adaptados aos óculos inteligentes.
A conexão com outros aparelhos do mesmo sistema operacional é feita por Bluetooth 4.0 ou Wi-Fi. O dispositivo também vem desenvolvido com GPS, rastreador e microfone embutido. Equipado com um processador de 1 GHz, oferece 4 GB de memória interna e 1 GB de RAM.
Apesar do modelo do Google ser esteticamente mais bonito que o da Vuzix, este último não deixa a desejar em termos de configuração. Na pré-venda o aparelho está disponível nas cores preta e cinza. Além disso, ele é perfeitamente adaptável à cabeça, já que pode ser regulado em diferentes tamanhos, como um fone de ouvido.
Diferentemente do Google Glass, qualquer um pode fazer o pedido em sua pré-venda, no site oficial da fabricante, mas a Vizux acredita que o gadget tenha mais utilidade para uso profissional.
Entretanto, lançar o gadget antes da gigante das buscas teve um preço alto: o M100 custa US$ 999, enquanto, recentemente, o Google anunciou que pode lançar o Glass ainda este ano e mais barato que o iPhone 5S.