Um vírus que utiliza mensagens de texto para se difundir foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança digital Adaptive Mobile. O Selfmite, como é conhecido, manda SMS com um link malicioso para 20 nomes da agenda de contatos do smartphone contaminado, se propagando rapidamente.
O texto ?Dear [nome do contato], Look the Self-time,? é enviado seguido de um link encurtado pelo Google. A URL leva direto para um arquivo malicioso com o nome de TheSelfTimerV1.apk. Ao instalar o arquivo .apk, o programa ?The self-timer? passa a aparecer na lista de aplicativos do smartphone e começa a disparar as mensagens. O vírus também sugere a instalação do Mobogenie, aplicativo de gerenciamento de arquivos que já foi baixado mais de 50 milhões de vezes na Google Play.
A URL foi acessada mais de 2 mil vezes antes de ser excluída pelo Google, mas os pesquisadores alertam que novos links podem ter sido criados. A dica para quem não quiser ser infectado é evitar clicar em links desconhecidos e manter um antivírus para Android sempre atualizado.