VÍDEO: Foguete Starship, da SpaceX, se desintegra no espaço e faz aviões desviarem da rota

A SpaceX perdeu contato com a nave, que transportava satélites simulados como carga de teste, apenas oito minutos após a decolagem

A SpaceX perdeu contato com a nave | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um protótipo da nave Starship, desenvolvida pela SpaceX, sofreu uma falha no espaço poucos minutos após seu lançamento nos Estados Unidos na quinta-feira (16). A nave se desintegrou e gerou uma interrupção no tráfego aéreo no Caribe, com pelo menos 20 voos comerciais tendo que alterar suas rotas por questões de segurança.

O QUE ACONTECEU

A SpaceX perdeu contato com a nave, que transportava satélites simulados como carga de teste, apenas oito minutos após a decolagem, realizada a partir de uma base no Texas, às 19h38, horário de Brasília. 

Dan Huot, gerente de comunicação da SpaceX, explicou que a perda de comunicação indicava uma falha no estágio superior da Starship.

É incomum que um incidente envolvendo a SpaceX cause tais perturbações no tráfego aéreo, mas, nesta ocasião, várias aeronaves foram desviadas para aeroportos alternativos, conforme dados de rastreamento do site FlightRadar24. Algumas partidas no Aeroporto Internacional de Miami também foram canceladas, de acordo com testemunhas.

MONITORAMENTO

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, responsável pela regulamentação de lançamentos privados, informou que está monitorando a situação.

Voos desviam na região do Caribe após nave da SpaceX se desintegrar — Foto: FlightRadar24 

Em março do ano passado, um incidente semelhante ocorreu, quando o estágio superior da Starship falhou durante a reentrada na atmosfera, sobre o Oceano Índico.

Elon Musk, CEO da SpaceX, publicou um vídeo no X, mostrando o campo de detritos da missão. Embora tenha reconhecido a falha, ele destacou o caráter imprevisível das missões espaciais, dizendo que "o sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!" Musk também sugeriu que a falha poderia ter sido causada por um vazamento de oxigênio ou combustível.

Apesar do contratempo, Bill Nelson, administrador da NASA, expressou apoio à SpaceX pelo teste. "O voo espacial não é fácil. Esses testes são essenciais, pois nos aproximam de nossos objetivos para a Lua e Marte", afirmou ele.

A missão envolvia um estágio superior da Starship, com 2 metros a mais em comparação com as versões anteriores, sendo descrito pela SpaceX como uma "nave de nova geração com melhorias significativas". O objetivo era que a nave realizasse um pouso controlado no Oceano Índico, cerca de uma hora após o lançamento.

Este foi o sétimo teste da Starship desde 2023, parte do ambicioso projeto da SpaceX para criar um foguete capaz de transportar humanos e carga para Marte, além de lançar grandes quantidades de satélites para a órbita terrestre.

A abordagem experimental da SpaceX, que inclui testes rigorosos, já resultou em falhas anteriores, já que a empresa busca explorar os limites da engenharia. Porém, o erro desta quinta-feira ocorreu em uma fase da missão que já havia sido completada com sucesso em testes anteriores.

Por outro lado, o foguete Super Heavy, que faz parte do sistema Starship, retornou à plataforma de lançamento aproximadamente sete minutos após a decolagem, conforme o planejado. Ele desacelerou sua descida ao reacionar os motores e foi estabilizado por braços mecânicos da torre de lançamento.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES