NOVA YORK (Reuters) - A segunda maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, a Time Warner Cable, e o grupo de telecomunicação Verizon anunciaram nesta quinta-feira que vão participar de um experimento com outras grandes empresas de mídia para oferecer programas de TV na internet a assinantes pagos.
As redes que participam do teste "TV Everywhere", da Time Warner Cable, incluem os canais Syfy, TNT, HBO, TBS, AMC, IFC, Sundance Channel e BBC America. Outras empresas envolvidas no projeto experimental são a CBS e a Discovery Communications.
O experimento da Time Warner Cable prevê a disponibilização de programas de TV na Internet a cinco mil residências de assinantes pagos. Os assinantes poderão acessar os programas nos sites das próprias redes de TV e também nos sites pertencentes à Time Warner Channel.
A Verizon disse que vai lançar um teste de sua TV online FiOS com programação das redes Turner, TNT e TBS, sem custos adicionais.
Em julho, a empresa de comunicação Comcast fechou contrato com a CBS e 17 outras redes a cabo para participarem de seu experimento de disponibilização de mais programas de televisão a assinantes na internet.
A TV Everywhere é comandada pelo executivo-chefe da Time Warner, Jeff Bewkes, e o executivo-chefe da Comcast, Brian Roberts. Tanto os proprietários da rede a cabo quanto seus parceiros estão determinados a impedir que o modelo econômico bem sucedido da televisão a cabo seja prejudicado pela oferta gratuita de programação na web.
Hoje, programas de transmissão gratuita de emissoras abertas já estão disponíveis na internet em sites como o Hulu.