O Twitter tem um problema de proliferação de conteúdo falso e reconhece isso. Tanto que, para o ano de 2020, a empresa chefiada por Jack Dorsey assumiu o compromisso de combater a distribuição de fake news, já testando novas ferramentas que devem ir ao ar em março de 2020. A notícia está no site Canaltech.
Uma das novas medidas da empresa para essa finalidade já está sendo testada e a partir do mês que vem a rede de microblogs passará a rotular e identificar com outras cores os posts feitos por figuras políticas que contêm conteúdo de veracidade questionável. “Nós estamos explorando uma série de formas de atacar a desinformação e oferecer mais contexto a tuítes publicados no Twitter”, disse um porta-voz da empresa à NBC News. “A desinformação é um problema crítico e estamos testando diversas formas de solucioná-lo”. Em uma versão demonstrativa mostrada pelo site, o Twitter revelou exemplos do visual dos rótulos em questão.
Além disso, outra ferramenta em teste pela rede social é uma espécie de programa de pontos de popularidade; com ela, a ideia é impedir que contas falsas ou perfis de "trolagem" acabem assumindo um papel de destaque ou moderação na marcação de posts como falsos ou potencialmente enganosos.