Não tem para Neymar, nem para Messi. As estrelas da Copa de 2014 devem ser, pelo menos na sala de estar dos brasileiros, TVs de tela grande e com alta definição. O G1 consultou as fabricantes para que apontassem quais aparelhos devem brilhar nesse mundial (veja abaixo). ?Na Copa do Mundo, de forma geral, o que o consumidor mais procura é qualidade de imagem e telas grandes?, diz Wiliam Peter Lima, gerente sênior de TVs da Samsung Brasil.
O mundial de futebol tem o potencial de mudar o comportamento do consumidor. "As pessoas antecipam a compra que fariam no Natal para a primeira parte do ano", diz Rogério Molina, gerente geral de TV da LG. Se as vendas se espalham quase que igualmente ao longo dos meses, em ano de Copa, a corrida para repaginar a sala faz o primeiro trimestre concentrar 60% do movimento nas lojas. Além de promover a inversão da sazonalidade no mercado de TVs, a Copa deve impulsionar a própria venda dos aparelhos. "como é um ano de copa, estamos prevendo de 15% a 20%", diz Lima, da Samsung.
Gramado mais verde, camisa mais amarela
No mundial de 2006, a novidade eram as TVs de plasma. Em 2010, a moda eram as telas de LED e os aparelhos 3D. Para a Copa do Mundo 2014, as fabricantes apontam que com a maior consolidação das tecnologias de painel, o foco é a imagem. Por isso, todos as empresas apostam nas TVs de alta definição (Full HD ou 1080p).
Tecnologias para aumentar a nitidez da imagem e refinar o som são os recursos para conquistar o consumidor. Foram criadas para tornar mais vívida a experiência de assistir a futebol. Comandos no controle remoto realçam nas TVs da Samsung e LG as cores, como o verde do gramado ou o amarelo da camisa do Brasil. Esse botão faz com que o som da torcida seja elevado. O modelo W955 da Sony permite cortar a narração dos jogos e deixar apenas a torcida vibrando. "É para o consumidor assistir dentro de casa como se estivesse em uma arena", diz Molina. Como nos estádios modernos, a TV da Philips pode ter suas bordas tingidas com as cores dos times que estiverem jogando. A operação pode ser feita com o celular, por meio de um aplicativo.
Copa high-tech
Se um lance gerar dúvida, nas TVs da Samsung é possível congelar a imagem e ver com os próprios olhos sem esperar o replay. Assim como nos aparelhos da LG, é possível gravar as partidas. Muitos desses aparelhos permitem o acesso às redes sociais ao mesmo tempo em que uma partida de futebol se desenrola. A TV da Sony pode exibir videoconferência pelo Skype. Já com a da Panasonic, os torcedores podem conversar com os amigos sem descolar os olhos da tela, via chat do aparelho ou pelo bate-papo do Facebook.
A tecnologia de imagem de ultra alta definição (Ultra HD), mais conhecida como 4K, não deve entrar totalmente em campo. A Sony vai captar imagens com essa resolução, quatro vezes maior que a Full HD, apenas da final da Copa e transmiti-las apenas depois do evento. Apesar disso, a empresa já aposta em um modelo 4K, a X905. O preço, no entanto, ainda está longe de ser acessível a toda torcida brasileira.