Testamos mouse que é webcam ao mesmo tempo; Saiba como

Mas como duas funções tão distintas podem ser bem desempenhadas por um único produto

Genius Cam Mouse All-in-One tem design discreto | Karla Freire/TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cam Mouse All-in-One da Genius é, assim como em sua tradução livre para o português, nada mais nada menos que um mouse e webcam ao mesmo tempo. Mas como duas funções tão distintas podem ser bem desempenhadas por um único produto?

Design

O mouse tem design discreto e harmonioso, podendo ser combinado com qualquer ambiente e computador. No entanto, não é muito anatômico, já que dispõe de laterais quadradas, deixando a mão sem uma posição confortável para manuseio. Esta base, apesar de ser o que possibilita que ele seja apoiado para ser usado como webcam, não é muito firme. Sem contar que as escolhas de posicionamento são limitadas e ineficazes.

Quando apoiado na mesa do PC, por exemplo, a pessoa do outro lado da conversa em vídeo veria apenas o tronco do usuário. Se o alvo escolhido for a CPU ou a tela, além da instabilidade e risco de queda, a imagem passa a mostrar apenas o que está acima da cabeça de quem está na frente do dispositivo. Falta algo que possibilite fixar o objeto em algum lugar, além da opção de mover a câmera, que é inexistente, já que ela é totalmente embutida.

Funcionalidades

O gadget funciona como um mouse que pode ser conectado a um PC ou notebook via USB. Na parte traseira há uma webcam embutida, que além de filmar, também tira fotos. Cam Mouse vem acompanhado do software WebCam Companion, que permite edições simples de imagens.

Desempenho

O usuário que quiser dar um voto de confiança para esta engenhoca deve saber que é impossível executar as duas tarefas no mesmo momento, ou seja, enquanto está sendo utilizado como webcam, o touch pad desempenha o papel de mouse ? ou plugado a um PC ? que deve ter outro mouse conectado quando quiser utilizar o Cam Mouse como câmera. Outro fator que faz com que as duas utilidades fiquem claramente separadas é uma pequena placa situada na parte traseira que, quando empurrada para baixo, deixa à mostra o dispositivo óptico do mouse e quando arrastada para cima, libera a câmera, bloqueando automaticamente o mouse.

Como mouse, o dispositivo peca pela pouca precisão que oferece. Assim, ele não é recomendado para aqueles que precisam realizar tarefas minuciosas como desenhos e gráficos. Para completar, o scroll começa a fazer barulhos em pouco tempo de uso, o que pode se tornar algo bem irritante.

Além disso, essa funcionalidade dispensa instalação, que só é necessária para a webcam. Este procedimento é bem rápido, não apresentando nenhum problema aparente e o software que a acompanha é bonito e intuitivo.

A qualidade de imagem de vídeo da webcam é boa para registrar objetos em primeiro plano, mas o que aparece ao fundo mostra-se turvo. O gadget possui, ainda, um botão na lateral esquerda que tira fotos, com a mesma qualidade do vídeo. Outra forma de capturá-las é clicando em um botão na tela do programa instalado, que também oferece a opção de configurar a câmera para tirar fotos automaticamente ao fazer o sinal de ?V? com os dedos.

Dentro do software é possível fazer edições simples como escurecer ou clarear a imagem, cortar, dar zoom, criar desenhos livres ou acrescentar molduras com temas diversos como animais e signos. O curioso é que, ao tirar uma foto já com a moldura, ela sai bastante pixelada, totalmente diferente da foto registrada sem esta adição, que é bem mais limpa ? apesar de vir marcada pela data em que foi capturada.

Testamos também a webcam no Skype em uma conversa entre dois computadores próximos e com rede de Internet banda larga. O resultado foi que a imagem exibida ficou bastante pixelada, além de chegar com atraso. A qualidade da imagem só consegue entregar uma boa imagem com uma boa luz no ambiente.

Vale lembrar que o Cam Mouse não é compatível com dispositivos Apple, apenas Windows XP, Vista, 7 e 8.

Custo-benefício

O Cam Mouse All-in-One é um produto exclusivo da Genius. Ele pode ser encontrado por R$ 99. Como não é possível realizar as duas tarefas juntas, e pelo preço pode-se comprar os dois produtos separadamente, o custo-benefício não é dos melhores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES