Já imaginou conseguir carregar o smartphone sem a necessidade de ficar preso a um fio? Essa é a proposta da Energous, que apresentou uma tecnologia que carrega aparelhos eletrônicos sem o uso de fios dentro de uma distância de até cinco metros, durante a feira de eletrônicos CES (Consumer Electronics Show), que ocorreu nos Estados Unidos.
A empresa quer acabar com o aborrecimento do usuário ficar procurando tomadas livres e ainda ficar preso a um fio quando precisar carregar seu celular, por exemplo. Situação comum em aeroportos. Com a nova tecnologia, o usuário se livra dos cabos desde que esteja dentro de uma zona de carregamento com a tecnologia, batizada de WattUp.
Basicamente, o sistema é formado por um transmissor que envia energia para até 12 aparelhos simultaneamente, que precisam ter um receptor instalado. O receptor converte as ondas em corrente contínua para carregar a bateria do celular. O envio de energia para os aparelhos é controlado por um aplicativo.
A expectativa é que a tecnologia comece a ser comercializada em 2016 e deve funcionar com uma ampla variedade de eletrônicos, como celulares, tablets, câmeras, teclado e mouse sem fio, controle remoto e brinquedos, por exemplo.
Confira um vídeo em inglês sobre a tecnologia:
Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook