A linha de smartphones Xperia, da Sony, é conhecida pelo design elegantes, alguns diriam até ?sexy? pelo acabamento curvilíneo dos aparelhos. Mas, infelizmente, a empresa retrocedeu: seus três novos modelos (Xperia S, P e U) são quadrados. Bem quadrados.
É de partir o coração, principalmente para os entusiastas do Xperia Arc. Ao pegar o Xperia S -- fisicamente bastante parecido com os outros novos aparelhos --, você sente aquela linha afiada da lateral e as pontinhas nas arestas da carcaça. A escolha desse design vai justamente na contramão do mercado, que cada vez mais arredonda as bordas dos smartphones.
Outro ponto que decepciona é justamente um dos grandes diferenciais desses novos aparelhos, o display transparente na parte inferior. A faixa transparente brilha em diferentes cores para notificar o usuário sobre novas mensagens de texto, chamadas, e-mails, etc. É lá também que estão posicionados os três botões de menu (Voltar, Home e Opções).
O display lembra muito aqueles tênis infantis que brilham quando a criança pisa no chão, ou seja, a intenção da Sony pode ter sido a das melhores, porém o resultado final é feio. Mas há quem vá achar isso bonito...
Um dos modelos exibidos no estande do Xperia S já apresentava algumas rebarbas nessa parte transparente. Mesmo levando em consideração que se trata de um modelo altamente manuseado pelos visitantes do Mobile World Congress, é de se esperar uma qualidade melhor de materiais, ainda mais da Sony.
Os aparelhos Xperia U e P estarão disponíveis na metade do segundo trimestre deste ano e não tiveram o preço divulgado. A empresa anunciou que o modelo Xperia S começa a ser vendido no mercado europeu já nesta semana com preço de 599 euros (cerca de R$ 1.040).