A maioria das pessoas que usa a internet tem uma conta de e-mail e, pelo menos, um perfil em rede social. Para reforçar a segurança dos usuários, várias empresas de tecnologia implementaram durante o ano de 2013 um sistema de verificação de identidade em duas etapas.
Este recurso consiste em uma camada adicional de proteção para dificultar o roubo de contas de e-mails ou redes sociais. Isso porque, além da senha convencional, este tipo de recurso pede informações adicionais para efetuar o login. Pode ser um SMS com um código para confirmar uma operação, um e-mail numa conta alternativa ou o cadastro de um computador específico para acesso (assim, não é possível acessar o serviço em uma máquina não autorizada).
O recurso é útil, pois em caso de roubo de senha, o ladrão não conseguirá acessar os dados do usuário. Durante a operação, um código poderá ser enviado para o celular do dono da conta. Além disso, impede que terceiros se passem por você ou que excluam informações pessoais em redes sociais ou caixas de e-mail.
Veja a seguir como configurar nos principais serviços:
A autenticação em duas etapas em contas do Google consiste em digitar uma sequência numérica fornecida pelo Google, além da senha convencional do usuário para login. Todo o processo pode ser configurado na página "Verificação em duas etapas".
Esse código pode ser enviado de diversas formas: pelo aplicativo móvel Google Authenticator (que funciona como uma espécie de "token" de banco), uma chamada telefônica em que um robô fala um código para o usuário ou torpedo no celular. No caso de viagem para fora do país, o usuário pode imprimir uma série de códigos e utilizá-los.