O iOS 7, novo sistema operacional da Apple, será liberado para download nesta quarta-feira (18), trazendo finalmente uma mudança radical na interface, além de recursos novos que prometem melhorar (e muito) a vida do usuário.
Com destaque para o painel Control Center, que reúne diversos controles para acessar rapidamente recursos do sistema como ligar e desligar a conexão Wi-Fi, Bluetooth, acender o flash do iPhone como lanterna, controles multimídia, entre outros, e a possibilidade de finalmente bloquear chamadas e mensagens de números indesejados, o software dá uma cara totalmente nova ao aparelho do usuário.
Além de chegar no iPhone 5S e 5C, lançados no evento da Apple em 10/9 e que chegam ao mercado a partir de sexta-feira (20) em 9 países, o iOS 7 será compatível a partir do iPhone 4, com o iPod Touch de quinta geração, a partir do iPad 2 e com o iPad Mini, deixando aparelhos mais antigos de fora.
No entanto, mesmo em aparelhos mais novos, como o iPhone 4S e o iPad de terceira geração, nem todas as ferramentas disponíveis nos dispositivos, como o Air Drop, que permite troca de arquivos entre aparelhos por meio de uma rede Wi-Fi P2P (peer to peer) ou a gravação de vídeos em câmera lenta, recurso exclusivo do iPhone 5S.
O G1 elaborou uma tabela com as principais novidades do iOS 7, mostrando qual a compatibilidade deles com cada um dos aparelhos que receberão o sistema.