Anunciado há 10 dias, o Optimus G Pro não parece ter um lugar de destaque no stand da LG no MWC, feira de dispositivos móveis que acontece todos os anos em Barcelona, Espanha. O smartphone - ou foblet, se preferir - com tela Full HD de 5,5 polegadas foi demonstrado em um pequeno quiosque no meio de várias outras atrações da fabricante, como a nova série L II, F e o primeiro Optimus G. Mas não é por isso que ele deixa de ser um poderoso celular.
Durante os nossos testes verificamos se a performance do Optimus G Pro cumpre o que promete, e o resultado satisfaz. Mesmo tendo que processar mais imagens e detalhes por conta da nova tela de alta definição, este grande representante da LG respondeu bem a tudo a que foi submetido.
Um deles foi o já conhecido teste de benchmark da AnTuTu, um dos mais famosos no mercado. Para um telefone que se dispõe a ter o que há de melhor no mercado, a primeira colocação fez jus ao conjunto. Mérito do novo processador quad-core Snapdragon 600, rodando a 1,7 GHz.
Também aproveitamos para exigir um pouco de seus gráficos com um jogo mais pesado, mas os games do Google Play parecem ter sido feito para ele. A tela é ótima para se jogar, já que as 5,5 polegadas minimizam o problema de se ter os dedos na frente do display durante as partidas.
Falando na tela, é notável o quanto a resolução FullHD faz diferença em aparelhos de tal tamanho. Ao contrário do Note 1, por exemplo, não existe mais a sensação de que os ícones e apps estão esticados. Obviamente só é possível afirmar isso para os apps mais recentes, já que muitos outros ainda trabalham com resoluções máximas bem inferiores a qualidade HD.
As demais configurações também não deixam a desejar. O Optimus G Pro vem recheado com 2 GB de memória RAM e uma bateria de 3140 mAh. No quesito espaço de armazenamento, o foblet da LG segue o padrão do mercado: 32 GB internos, expansíveis até 64 GB por cartão de memória microSD. Completam as especificações Bluetooth 4.0, NFC e conectividade 4G (LTE).
Sobre seu tamanho, o G Pro infelizmente é um incômodo para os homens que costumam colocar o telefone dentro do bolso. Com 5,5 polegadas, não tem como não sentir um certo desconforto. Neste segmento, o mais aconselhável é fazer como alguns executivos da feira, que guardavam seus grandes smartphones dentro de pastas ou no bolso do blazer. Para as mulheres, bolsas grandes conseguirão comportá-lo sem problemas em seus bolsos maiores, mas as pequenas, normalmente usadas para festas, nem fecharão com ele dentro.
O Android, presente em sua versão 4.1, recebeu uma personalização interessante feita pela LG, priorizando o acesso rápido a certas funções específicas do telefone, como às funções de controle remoto dentro da central de notificações. Lá, ainda, há duas barras; uma com atalhos de apps e outra para controle rápido de recursos como Wi-Fi e Bluetooth.
Quanto ao áudio, a LG não tem lá uma tradição neste campo, então tudo o que você pode esperar é o básico, sem tantas melhorias. Já a câmera de 13 megapixels é realmente poderosa e tira ótimas fotos. Apesar de não ser tão rápida, a sul-coreana colocou várias funcionalidades. Um dos mais interessantes é o VR Panorama, que cria um ambiente "virtual" para mapear e tirar fotos panorâmicas de até 360º.
Já lançado na Coreia do Sul com um preço equivalente a US$ 900, o LG Optimus G Pro deve chegar ao mercado ocidental em meados de agosto. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.