O "PlayStation 4" está em desenvolvimento e atende pelo codinome "Orbis", diz o site Kotaku, que reuniu informações de uma fonte "não autorizada a falar publicamente sobre o assunto". O console não será compatível com os jogos do PS3 e terá um sistema que impede o uso de jogos usados, revelou.
Segundo o site, o Orbis será lançado no final de 2013. Curiosamente, foi dito que a união deste codinome com a palavra Vita forma o termo Orbis Vita, que significa "ciclo da vida".
Sobre as especificações técnicas do novo console, o site diz que o Orbis contará com um processador AMD x64 e uma placa de vídeo da família Southern Islands, que é capaz de reproduzir jogos com 4096x2160 de resolução e games em 3D com resolução de 1080p.
Segundo a fonte anônima, a Sony não tem planos de oferecer compatibilidade entre o Orbis e os games para PlayStation 3.
Os jogos serão distribuídos digitalmente e em Blu-ray. O console virá com um sistema para impedir a utilização de jogos usados - caso a pessoa compre um produto de segunda mão terá acesso restrito a alguns trechos e precisará pagar uma taxa para habilitar o game completo.
O informante também disse que os dados da mídia física serão associados de alguma forma à conta do jogador na PlayStation Network, e que será preciso uma conexão com a internet para jogar mesmo na campanha para uma pessoa.
Procurada pelo Kotaku, a Sony se negou a comentar rumores e especulações. Até o momento a empresa não fez um pronunciamento sobre o sucessor do PS3.
Apesar de muitos boatos, a Sony não fala sobre o sucessor do PlayStation 3. Em recente entrevista ao IGN, o presidente da divisão americana Jack Tretton disse que apresentar o novo console nesse ano seria algo muito confuso.
Além de Tretton, o presidente da Sony, Kazuo Hirai, comentou há algum tempo que a empresa não mostraria o sucessor do PlayStation 3 na E3 2012, colocando um fim nos rumores que diziam o contrário.
Mesmo sem uma aparição programada para 2012, a Sony já está se mexendo para produzir o seu novo videogame. Em maio do ano passado, Masaru Kato, executivo financeiro da Sony, entregou que a empresa já estava trabalhando no PlayStation 4, tendo em vista que os investimentos em pesquisa foram listados em um relatório de gastos