A Polícia Metropolitana de Londres afirmou na sexta-feira (24) que vai implementar câmeras e tecnologia de reconhecimento facial em tempo real na cidade. Segundo um comunicado as câmeras estariam conectadas a uma base de dados de suspeitos, mas não conectada com outros sistemas de monitoramento. Caso as câmeras reconheçam alguém nessa lista, gerará um alerta para que um policial aborde a situação. A notícia está no site G1.
O objetivo é que a tecnologia ajude a enfrentar crimes sérios, como violência, uso de armas de fogo e facas, exploração sexual de crianças, entre outros. A instalação, de acordo com a polícia, será feita de modo transparente, com conversas com as comunidades e primeiro em lugares "onde a inteligência sugere que é mais provável localizar criminosos".
De acordo com o comissário assistente da polícia, Nick Ephgrave, a tecnologia foi testada anteriormente e está em uso em outros lugares do Reino Unido, no setor privado. "Como uma polícia moderna, acredito que temos o dever de usar novas tecnologias para manter as pessoas de Londres a salvo", afirmou.