O Google vai encerrar o Orkut no dia 30 de setembro. No entanto, com a data marcada para o fim do serviço, diversos internautas estão opinando contra essa decisão e até uma petição foi criada no site Avaaz, pedindo assinaturas virtuais para que o Google não finalize as atividades da rede social. O pedido já conta com mais de 30 mil assinaturas e o número cresce rapidamente.
Segundo a descrição da petição, a rede social ?abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos?. O autor considera inaceitável que os usuários da primeira grande rede social no Brasil, e a mais popular até 2011, sejam obrigados a migrarem para o Google +, rede social da gigante de buscas que ?nunca obteve grande êxito?.
?Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, que se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades.?
No Google+, as comunidades são muito parecidas com os grupos do Facebook, porém preservam características do Orkut. Não é preciso ser convidado para entrar em nenhuma delas e os posts são organizados de acordo com assuntos pré-determinados. Mesmo assim, ainda há muita resistência.