Cientistas dizem que não há ligação entre celulares e o câncer

Grupo de cientistas percebeu que não se pode afirmar que exista relação entre celulares e doenças como câncer, tumores cerebrais ou infertilidade.

Os celulares não tem influência nas doenças | Reprodução/Cnet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Muitas pessoas acreditam na história de que aparelhos celulares podem causar câncer em seus usuários. Um grupo de cientistas da Health Protection Agency (HPA) do Reino Unido, porém, revisou uma centena de estudos sobre o assunto e percebeu que não é possível afirmar que exista qualquer relação entre frequências de rádio de baixo nível - as emitidas por celulares - e doenças como câncer, tumores cerebrais ou infertilidade.

Os cientistas explicam que nós vivemos sob constante exposição a estas frequências, que também são emitidas pelas TVs, rádios, redes Wi-Fi e outros equipamentos com conexão sem fio. De acordo com o responsável pelo estudo, Antholy Swerdlow, as pesquisas não mostram nenhum efeito adverso na saúde humana justificado pela exposição aos campos de radiofrequência, e todas as pesquisas sobre o assunto são muito limitadas para afirmarem a existência de qualquer malefício.

A revisão foi feita nas pesquisas realizadas nos últimos 15 anos, quando os telefones celulares se tornaram mais populares. Os pesquisadores, porém, disseram que os efeitos em longo prazo continuam sendo monitorados e novas pesquisas estão sendo realizadas. ?Como esta tecnologia ainda é relativamente nova e não conhecemos os efeitos ao longo de décadas de uso, continuamos aconselhando todos a usarem os aparelhos com cuidado?, afirma John Cooper, diretor da HPA.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES