Cientistas americanos conseguiram pela primeira vez criar um material que permite envolver um objeto tridimensional e fazê-lo invisível sob qualquer ângulo.
Os autores da pesquisa publicada no "New Journal of Physics" afirmam que, embora outros cientistas já houvessem ocultado objetos em duas dimensões, agora é possível fazer objetos comuns serem envolvidos em seu ambiente natural e desaparecer sob os olhos dos observadores em todas as direções e a partir de todas as posições.
Os pesquisadores utilizaram um método conhecido como "cloaking plasmonic" (disfarce plasmônico). O material conseguiu ocultar um cilindro de 18 centímetros dentro do espectro eletromagnético das micro-ondas, mas não até a luz visível. Com isso, fazer alguém desaparecer seguirá possível, ao menos por enquanto, apenas para cineastas de Hollywood.
Durante a apresentação do feito, os especialistas explicaram que as pessoas são capazes de enxergar objetos porque os raios de luz ricocheteiam nos materiais e nossos olhos são capazes de processar a informação.
Devido a suas propriedades únicas, o metamaterial plasmônico usado nesta pesquisa dispersa a luz dos materiais, causando a "invisibilidade em todos os ângulos de observação", segundo explicou o professor Andrea Alu, cientista do Departamento de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade de Austin, no estado norte-americano do Texas.
O desafio de sua equipe agora é ocultar um objeto em três dimensões usando a luz visível.