Um analista de sistemas criou um aplicativo móvel para melhorar sua interação com sua filha, portadora de paralisia cerebral.
Segundo o blog ?Hypeness?, Carlos Pereira, pai de Clara, com de 5 anos, criou o app Livox que, em suas primeiras versões ? no celular ? possibilitava à menina apenas responder ?sim? ou ?não? às perguntas que lhe faziam.
Com o auxílio de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos, Pereira aprimorou a ferramenta, que acabou se tornando um dos mais competentes aplicativos na área e o primeiro em português adaptado para tablets.
?Outros apps em inglês não tinham interesse por parte dos desenvolvedores em ter suas versões em português?, desabafa Pereira.
Atualmente, o pai procura recursos e parcerias até com o governo para levar o Livox a famílias carentes, mesmo consciente de que tablets e smartphones ainda fazem parte de uma realidade muito distante para grande parcela da população brasileira.
"Para as pessoas a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis?, diz o desenvolvedor.