Um novo malware que pode roubar dados bancários de celulares Android está em circulação. A informação é do Índice Global de Ameaças, relatório produzido pela empresa de cibersegurança Check Point Software e que analisa o cenário de ameaças no ambiente digital.
O estudo que foi divulgado na quarta-feira (13), identificou entre os atuais perigos virtuais o MaliBot - um tipo de vírus que utiliza phishing via SMS para induzir as vítimas a baixar um falso aplicativo de criptomoedas. Assim é possível compartilhar dados bancários com ele. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre o trojan e veja como se proteger.
Malibot
O Malibot é um malware bancário que circula pelos dispositivos Android. Ele possui a capacidade de se disfarçar de aplicativos de criptomoedas com nomes diferentes e tem como objetivo de roubar informações bancárias dos usuários.
Para atrair as vítimas, o Malibot utiliza mensagens SMS de phishing para persuadir a pessoa a abrir um link e instalar um aplicativo falso. Uma vez instalado no aparelho, o malware consegue acessar seus apps de banco e, assim, extrair suas informações bancárias - como número da conta e do cartão de crédito - para, então, aplicar diferentes tipos de golpes.