Os internautas já podem aproveitar os recursos do Mozilla Firefox 10. O software, que foi divulgado dia 31 de janeiro, está disponível em mais de 70 idiomas e para Windows, Mac OS X, Linux e Android. Ele mantém o padrão de outras atualizações e não sofre qualquer alteração na parte visual.
Entre as novidades do Firefox 10 está um novo corretor ortográfico automático, que aponta erros em posts de blogs e e-mails, por exemplo. Desta forma, os usuários poderão contar com uma ajuda extra de revisão, antes de enviar mensagens importantes ou postar artigos na rede.
Cique aqui e baixe a nova versão do Firefox
Para quem usa mais de um computador (PC, notebook, netbook, tablet), as configurações de sincronização de favoritos e extensões também foram aprimoradas. Isso quer dizer que é possível ter o software instalado em uma máquina e copiar a personalização do seu navegador automaticamente para o Firefox em outra máquina. Para isso é preciso criar uma conta, com login e senha, e cadastrar os dados no servidor da Mozilla. Depois, basta recuperar as informações no outro PC.
Outra melhoria é em relação aos add-ons. Antes, era preciso reinstalar os plugins cada vez que o navegador era atualizado. Agora, a versão número dez é compatível com todas as extensões desde o quarto panda vermelho - o que garante mais praticidade e menos dores de cabeça aos usuários.
Sobre o desempenho do programa, a compatibilidade com os recursos de HTML5 foi aprimorada, e dois erros foram corrigidos. Na nova versão, usuários que utilizam bookmarks não terão mais problemas e a compatibilidade com Java nos computadores Mac foi melhorada.