A Apple registrou uma patente em que descreve um sistema de ?playlist inteligente? de rádios e TVs. Essa tecnologia possibilita alternar entre canais e estações com extrema facilidade, de forma automática, graças às configurações preestabelecidas de preferências do usuário.
O sistema pode analisar os dados de múltiplos streamings de mídia para determinar o que está tocando e o que virá a seguir. Ao utilizar as informações, ele pode alternar entre fontes baseando-se em parâmetros pré-definidos pelos usuários. Assim, seria possível configurar o sistema, por exemplo, para que saia de uma rádio quando chegar a hora do anúncio.
Todo o sistema seria controlado com uma interface que simula a mudança de estações de rádios. O streaming do conteúdo mostraria justamente estas ?estações?, que podem ser pré-visualizadas quando forem ?sintonizadas?. No entanto, elas não seriam somente rádios, mas uma série de fontes diferentes.
Esta é a grande inovação proposta pelo sistema. Seria possível trocar a reprodução de uma rádio para, por exemplo, uma música da memória do iPhone. Essa mudança seria feita de maneira automática, com a ?playlist inteligente? compreendendo as configurações realizadas pelo usuário anteriormente.
A patente revela que estas configurações poderiam se basear em pontos como artista, gênero, nível de volume, palavra-chave e outros. Assim, o usuário poderia, por exemplo, trocar de estação caso o sistema identificasse que uma música de um ritmo do qual ele não gosta seria a próxima a ser tocada.
A patente, de número 8,634,944 no U.S. Patent and Trademark Office, órgão onde são registrados estes documentos nos Estados Unidos, data de 2008 e foi inventada por William Bull e Ben Rottler. Ainda não há informações sobre ela sair do papel, mas, acredita-se que seja uma funcionalidade a ser utilizada no iTunes e no iTunes Radio.