A rede social X, de Elon Musk, sofreu instabilidades ao longo desta segunda-feira (10), em um problema que, segundo o bilionário, teria sido causado por um “ataque cibernético massivo”.
Queda global e milhares de relatos
De acordo com o site DownDetector, que monitora interrupções em plataformas digitais, as falhas começaram por volta das 7h (horário de Brasília), com cerca de 20.500 relatos de usuários. O número subiu para quase 40 mil ao meio-dia e ainda havia registros de instabilidade à tarde, com cerca de 26 mil novas reclamações. Relatos indicam que o aplicativo não carregava e que a interrupção afetou usuários globalmente.
Musk suspeita de ação coordenada
Em uma postagem na própria plataforma, Musk afirmou acreditar que um “grande e coordenado grupo e/ou um país está envolvido” no ataque. No entanto, até o momento, a origem e a motivação da ação não foram confirmadas.
Mudanças no X podem ter impactado segurança
Desde que adquiriu o X (antigo Twitter) em 2022, Musk promoveu cortes drásticos na empresa, demitindo cerca de 80% da equipe e exigindo que os funcionários restantes retornassem ao trabalho presencial. As mudanças levantaram questionamentos sobre a capacidade da plataforma de lidar com crises como essa.
Impacto nas ações da Tesla
O dia também foi difícil para os negócios do bilionário em outras frentes. As ações da Tesla caíram até 12% no pregão do meio-dia, eliminando os ganhos acumulados desde a eleição de Donald Trump, em novembro de 2024.