Montadora cria estofamento de carro que imita a pele humana

O que eles descobriram é que a textura mais agradável ao toque é a que conseguir se aproximar mais da pele humana

Montadora pesquisa materiais que imitem a pele que serão usados no interior de seus carros | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Nissan está desenvolvendo um tipo de tecido para estofar seus automóveis que passa a sensação de toque da pele humana. A ideia é aplicar o material no revestimento dos carros para dar mais conforto e um melhor acabamento ao toque. A novidade foi revelada pela Nissan no Nissan Advanced Seminar, realizado em Tóquio, Japão.

Você já deve ter reparado que modelos mais baratos costumam abusar do plástico rígido no revestimento do painel e das portas, por exemplo. Em carros mais caros, por outro lado, é comum encontrar couro por todos os lados. O uso desses materiais não é coincidência: o plástico passa uma sensação de acabamento rústico, enquanto o couro parece mais confortável.

Os técnicos da montadora japonesa estudaram a fundo a questão do conforto e a sensação de luxo e bom acabamento que os carros passam aos usuários. O que eles descobriram é que a textura mais agradável ao toque é a que conseguir se aproximar mais da pele humana. A partir dessa conclusão, cientistas passaram a desenvolver compostos sintéticos que se assemelhem a pele quando tocados por nós.

Os cientistas procuraram delimitar os materiais em quatro grandes aspectos: flexibilidade, temperatura, suavidade e umidade, buscando os correspondentes ao toque de um dedo humano. Embora a ideia pareça um pouco estranha, a Nissan tem dados para apoiar a iniciativa e pretende, no futuro, revestir o interior de seus automóveis com o plástico que imita a pele.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES