Os dados pessoais de dezenas de milhões de usuários do Facebook vazaram na internet no final do ano passado, expondo informações como nomes, endereços de e-mail, números de telefone e outros detalhes pessoais publicados em perfis na rede social. As informações apareceram em um servidor exposto da rede e também circularam em fóruns usados por hackers, tendo ressurgido pelo menos uma vez desde sua disponibilização inicial e posterior remoção. A notícia está no site Canaltech.
O número de usuários atingidos é aproximado pois o vazamento é constituído de diferentes entradas, em alguns casos trazendo várias referências a uma mesma vítima. No total, são 309 milhões de entradas nos bancos de dados vazados, com 267,1 milhões no primeiro e pouco mais de 40 milhões no segundo.
O volume foi descoberto pelo pesquisador em segurança Bob Diachenko, em parceria com o site Comparitech, e estava disponível em um cluster Elasticsearch. De acordo com o especialista, aparentemente as informações não são oriundas de uma brecha direta nos sistemas do Facebook, e sim de um método chamado scraping.